Devido ao lançamento de seu mais recente livro, na Itália, nós entrevistamos Kathy Reichs, que inspirou a série de TV Bones.
Qual é o melhor momento da sua carreira como escritora?
Meu primeiro livro, sem dúvidas. O ponto de partida, a criação das personagens, o rumo... Foi meu período de florescência, a origem de tudo. Quanto ao resto, escrevo um livro por ano, portanto tenho que ser criativa. O que importa para mim é arranjar o espaço para que eu possa criar apesar de meus compromissos profissionais que me sugam e pelos quais preciso viajar bastante.
Por que exatamente você decidiu tornar-se escritora?
Foi quando me tornei professora. Queria tentar algo novo, algo diferente das publicações acadêmicas.
Qual foi melhor presente que você já recebeu de um fã?
Algo que ganhei há pouco tempo: uma estudante inseriu um cd com fotos e um vídeo em um de seus trabalhos acadêmicos. Ela posou em todas as fotografias fingindo ser eu no trabalho. Achei bastante original e engraçado.
Esse ano Bones se superou, confirmando a paixão dos fãs pelas séries criminais. Em sua opinião, qual é a fórmula para a história de investigação perfeita?
Acho que o que os leitores de histórias investigativas procuram são personagens interessantes, uma boa contextualização da história e um enredo funcional que os permita seguir cada caso e examinar todas as pistas. Além disso, o que precisa ser feito é concluir a história sem se apoiar em coincidências casuais, mas por convergir cada pista disseminada durante a história. Em outras palavras, um desfecho precisa ser satisfatório para o leitor e o mais importante, fazer sentido.
Para mais...
Bones chegou a sexta temporada. Você é produtora e consulente da série. Por quanto tempo você acha que a série poderia continuar?
De forma geral, uma série dura sete temporadas. Em nosso caso, rumores apontam que poderia continuar e continuar, algo como até a nona ou décima temporada. E acredito que sim devido a diferentes evidências, como vender nossos direitos para a TV privada. Mas nada é garantido em Hollywood, portanto veremos o que acontece após cada temporada.
Pode-se dizer que Bones e a química entre as personagens centrais inspiraram outra série, Castle, transmitida pela ABC. Você já assistiu a esse programa? Você vê alguma semelhança com Bones?
Não sou expert, mas acho que você está certo. Fomos os primeiros a criar uma série de comédia criminal. Os telespectadores gostam dessa fórmula e Castle é um exemplo perfeito de uma série que nos teve como referência.
Você já escreveu o roteiro de um episódio. Você acha que fará isso novamente? Você pode nos dizer alguma coisa acerca da sexta temporada?
Sim, escrevi um episódio e é bem provável que escreva outro para a próxima temporada. Spoilers acerca do que vai acontecer? Eu realmente acho que não.
David Boreanaz e Emily Deschanel são perfeitos para as personagens. Se eles não tivessem aceitado seus papéis, quem você gostaria de ver no lugar deles?
Eles têm sido Booth e Brennan por tanto tempo e são tão bons em seus papéis que nem consigo imaginar outras pessoas interpretando suas personagens.
Você acompanha outras séries de TV? Quais?
Para dizer a verdade, sou mega fã da CNN news, mas gosto de verdade da querida Boston Legal, Mad Man e Grey’s Anatomy.
Você assistiu ao final de Lost? Como escritora e produtora o que você achou do polêmico último episódio?
Não o assisti até agora. Você diz que é um final polêmico, mas meus amigos, que já assistiram, contaram-me que é um episódio incrível!
Em minha opinião, a principal diferença entre Bones e as outras séries é que ela fica melhor a cada dia: quanto mais se avança melhores são os casos e o que os sustenta. Você acha que os fãs estão preparados para entender os detalhes técnicos e científicos que eles não entenderiam antes?
Concordo com você completamente. A equipe de Bones se aprimorou: os enredos são e mantêm-se melhores. E como os fãs estão mais naturais às terminologias e às personagens e como estão envolvidos na história.
O sucesso de Bones é baseado também na UST* entre Brennan e Booth. Li que você quer mantê-los colegas, ainda que ligados por uma forte amizade: isso é verdade?
Se eu soubesse a resposta para essa... Eu não te diria! É verdade que há química entre eles assim como havia entre as personagens centrais de X-Files. Mas não acho que seja uma boa ideia deixar que essa química se desenvolva para um relacionamento aprofundado. Geralmente quando isso acontece significa que a história entre os dois está caminhando em direção ao final.
No final da Terceira temporada, Zack Addy, aprendiz do Gormogon, deixou a série. Na temporada passada descobrimos que ele não matou ninguém. Isso significa que ele pode voltar para valer?
Zack reapareceu no centésimo episódio, mas não acho que ele retornará.
Em breve começará uma série inspirada no romance de Terry Gerritsen, “Rizzoli & Isles”. O que você acha desse novo programa: Você acha que será um sério rival de Bones?
Infelizmente não conheço esses romances, portanto não sei como responder a essa pergunta.
Fontes: TV Blog e Blogapuntate
Tradução do Italiano para o Inglês: Lotus in Dream
*UST (Unsolved Sexual Tension): Tensão sexual não resolvida
A Kathy Reichs é simpatia pura. Inteligente demais e ponderada até a mancada da ultima pergunta sobre outra autora. Putz, essa foi uma forte mancada. Contudo, a entrevista deixa claro os pontos positivos e negativos da série na vida da Kathy (somente para os intimos... hehe). O entrevistador foi malandro tentando arrancar qualquer pedacinho dela sobre futuros spoilers... e ela deu.
ResponderExcluirPonto pra Kathy Reichs!
Normanda, dei uma lida, agora quanto a questão dos spoiler que você disse, gostaria de saber em qual está o spoiler mesmo? Nâo precisa dizer exatamente, somente o local, tipo metade para cima ou para baixo. Pode ser. Quero confirma se é aonde eu estou achando.
ResponderExcluir