Os spoilers são mínimos, e estão bem no final - as duas últimas perguntas.
Para os que procuram o sucesso no mundo da TV, a carreira de Hart Hanson funciona como um bom guia. Após ganhar um Mestrado de Belas Artes pela Universidade de Columbia Britânica, este canadense aperfeiçoou seu ofício em shows canadenses premiados como Road to Avonlea e North of 60, antes de rumar para Hollywood, onde criou Bones, o show sobre perícia, atualmente em sua sexta temporada. Parece bem fácil, certo? Conversamos com Hart esta semana e descobrimos que seu sucesso não chegou sem alguns golpes de sorte, um elenco multi-talentoso, e um bem oportuno Prêmio Gemini.
Voltando ao começo, como Bones foi criado? Como entrou em contato com [a autora de Bones] Kathy Reichs?
Eu estava trabalhando em outro piloto, um piloto sobre Direito, que acabei desistindo por diferenças criativas, e eu devia um piloto para a 20th Century Fox. Eles disseram: "Queremos um piloto, queremos que encontre com Barry Josephson [produtor de Bones] sobre um show de perícia." Eu disse: "Não, não, não, não quero fazer um show de perícia, não quero fazer um CSI." Mas queria me encontrar com Barry, porque ele é um Produtor interessante. Ele costumava ser o chefe dos filmes da Columbia, e ele é um 'Produtor de LA' de verdade. Então, fui encontrar com ele, e o que ele havia feito fora ganhar os direitos para um documentário da A&E sobre Kathy Reichs, não sobre seus livros, mas sobre ela como antropóloga forense que também escreve romances. E ele queria que eu escrevesse o piloto. Tivemos um encontro verdadeiro sobre como fazer com que o show não parecesse um CSI, porque eles já têm 2 ou 3 desses, e não precisavam de mais um. Então, todo mundo acha que é baseado nos livros da Kathy Reichs, mas não é. A protagonista tem o nome da protagonista dos livros de Kathy só para dizer olá para ela, e para ganhar mais leitores para ela no nosso primeiro ano, e foi assim que começou. Assisti ao documentário sobre Kathy e pensei: "como transformar isto em um programa de TV?"
E qual o envolvimento de Kathy a este ponto?
Ela tem um crédito no show, lê cada roteiro, e nos mantém honestos a respeito da ciência.
Então, ela não se envolve nas estórias…
Não, não fazemos com que ela perca tempo assim, apesar de ela ter escrito seu primeiro roteiro na temporada passada, para o show, e foi divertido. Ela escreveu um episódio sobre bruxas porque todos os seus livros são sobre ocultismo. Acho que foi divertido para ela tentar escrever um roteiro para a TV, ao invés de um romance. Ela não podia acreditar em quantos podiam meter o dedo na torta.
David Boreanaz dirigirá dois episódios esta temporada, e parece que Emily Deschanel dirigirá seu primeiro episódio? Quão colaborativo é o processo?
É um grupo fechado. É como se uma companhia teatral fizesse um programa de TV. Tudo é sobre seu grupo, e temos uma equipe muito boa. Já havia trabalhando com muitos deles em Judging Amy, e é uma equipe bem tranquila. Temos um Diretor de Produção, chamado Ian Toynton, que ajuda todos os Diretores, certificando-se de que é Bones, tipo fazemos isso em Bones, não fazemos isso em Bones. Emily é muito, muito inteligente, então ela vai tentar dirigir, e Ian estará ao lado dela. David dirigiu algumas coisas antes de vir para Bones, e ele é um Diretor muito bom. E gosto mais dele como Diretor. (Risos) Quando está atuando, ele não liga para a dor da produção, mas quando é diretor, ele tem que ligar. É incrível.
E agora há uma conversa sobre um spinoff de Bones a caminho?
Spinoff é uma palavra engraçada. Fico dizendo que é, na verdade, um crossover com uma série que ainda não existe. (Risos) O que faremos é apresentar um personagem e esperar que ele seja interessante o suficiente para a empresa, e que queiram fazer outra série baseada neste personagem. Meio que um companheiro para Bones.
Você tem um esquema de por quantas temporadas consegue ver Bones no ar?
Bem, conseguimos renovação para mais 2 anos, para as temporadas 5 e 6. Ainda não renovaram para uma 7ª, mas estamos muito confiantes que renovarão. Algo muito bizarro teria que acontecer para não voltarmos numa 7ª temporada.
Consegue ver um tempo em que precisará fazer as malas? Ficar sem estórias para contar?
Por ser tão episódico, se estenderá enquanto as estórias forem interessantes e o público estiver assistindo. O elemento principal disso, o relacionamento deles, é a parte com a qual sempre temos que ter cuidado. Quando fazer o quê com o relacionamento deles. Tenho cerca de 3 planos, dependendo se cancelarem nosso show na semana que vem, se disserem que a 7ª temporada será a última, ou se disserem que teremos uma 8ª. Fico encrencado quando começo a pensar numa 9ª temporada, e espero que tenhamos este problema. Então, eu tenho um plano, mas ele tem que mudar a cada vez que temos sucesso. (Risos) É um bom problema de se ter.
Começando sua carreira no Canadá, sempre foi um sonho mudar para os Estados Unidos?
Não, eu trabalhei num show chamado Traders e, estranhamente, na última temporada que escrevi para eles, ganhamos o Gemini de Melhor Série, e acho que tivemos um milhão de espectadores. ER, com o qual concorríamos, teve talvez 8 milhões? Era deprimente demais que muito canadenses assistiam mais a shows americanos do que shows canadenses. E me fez pensar se eu venceria em LA. E, naquele momento, um agente da ICM se aproximou, Matt Solo, e se ofereceu para conseguir mais reuniões em LA, ver se eu conseguiria um emprego, e o que aconteceria a partir daí. Tinha acabado de fazer 40 anos, e pensei que seria divertido. E minha esposa curte aventuras, então, mudamos para lá, e deu certo.
Com certeza deu.
(Risos) Bem, não sou David Kelly.
Tenho duas perguntas aqui do twitter. De @iBones, você ainda tem planos de desenvolver a estória da família de Booth, apresentando o pai dele?
A resposta é sim. Sei exatamente quem é o pai dele, não o ator, mas o personagem, e, sim, seria divertido explorar isso, esperançosamente antes do término desta temporada. Se não, na 7ª temporada. A mãe de Booth ainda é um personagem bidimensional na minha cabeça. Sei o que ela fez, mas não tenho noção de quem ela é. E eu nunca realmente disse se ela está viva ou não. Mas sim, gostaríamos de explorar a família dele.
Excelente. E de @Beabelli, haverá um episódio nesta temporada em que Booth e Brennan irão disfarçados?
Sim, geralmente fazemos isso. É bem divertido. É sempre caro. Temos que ter um bom lugar para ir disfarçado. Temos 3 idéias nas quais estamos trabalhando, e na verdade já descartamos uma. Íamos mandá-los disfarçados para um rodeio, mas desistimos, porque não faríamos justiça.
Fonte: Global TV
Tradução: Beatriz Prado
AMEIII!!!!! "(...)Emily é muito, muito inteligente, então ela vai tentar dirigir(...)" A Kathy já falou isso, o Ryan Neil também, agora o HH!!! A Emily é POTÊNCIIA!! Tem coomooo assistir Bones e não ser fã dessa mulheer????? o.O é IMPOSSÍVEEL!!!!!!!! EMILY ROCKS! º/
ResponderExcluirAmanda
ResponderExcluirIsso é depois daquele controvérsia declaração q todos entenderam de q seria a ultima temp de Bones a sexta? ou q ficariam juntos e acabaria... pelo menos acaba com o desespero (em partes rsrs) de q essa era a ultima temp. Pelo menos HH mostra - se empolgado em continuar com a série enquanto tiver renovada...
Sim Anaa, essa entrevista é daquela mesma leva. :)
ResponderExcluirBom essa parte é mais animadora q a outra :)
ResponderExcluir