16 setembro 2010

[Spoiler] Hart Hanson responde a perguntas sobre controvérsias da 5ª temporada



Como a maioria dos fãs de Bones provavelmente está ciente, houve alguns, hã, enredos controversos na quinta temporada.

Quer tenha sido Brennan recusando o pedido de Booth para que dessem uma chance a um relacionamento romântico no 100º episódio – que eu adorei, apesar da angústia – ou a equipe se separando no final da temporada – o que eu não aceitei muito bem – os telespectadores certamente tiveram muito a debater na temporada passada.

Antes que a nova temporada comece, pensei que seria legal conversar com o criador de Bones, Hart Hanson, e obter sua opinião sobre algumas das histórias que dividiram os fãs...

Quando você soube que Booth, Brennan e o restante da equipe tomariam rumos diferentes no final da quinta temporada?
Hart Hanson: Que eu me lembre, foi perto de Dezembro do ano passado quando estávamos chegando ao fim [da temporada na sala dos roteiristas]. Seguramente na época que o centésimo episódio já estava completamente concebido. Tinha isso em mente por bastante tempo, o centésimo episódio – então foi por aí – uma vez que a emissora aprovou o episódio 100 – sabíamos que dividiríamos a equipe. Porque precisávamos de um episódio final que fosse ao menos tão interessante quanto nosso centésimo.

Não acho que seja um segredo o quanto amei o episódio 100. Achei que ele foi fantásico-
HH: Eu o adorei!

-e sei que algumas pessoas não gostaram do final, mas achei que o mesmo foi muito fiel às características dos personagens.
HH: E você escreveu algo gentil sobre tal efeito.

Escrevi. Acho que com base no que já vimos deles, fez sentido o porquê reagiram da maneira que reagiram.
HH: Também acho que tenha sido íntegro. Achei que foi coeso. Eu gostei.

Embora o caso do centésimo episódio não tenha sido o mesmo que Booth fala acerca no Piloto...
HH: Fizemos isso de propósito. Então se você não gostou, não foi um acidente. Foi algo, vamos encobrir o primeiro caso. Preciso dizer, a maioria das pessoas não percebeu, o que me surpreendeu.

Interessante. E enquanto pessoalmente tenha gostado do final, ouvi de muitos fãs que acharam que Booth desistiu de Brennan muito rápido após a rejeição. Booth prometeu amá-la pelos próximos 30, 40, 50 anos, mas quando Brennan o rejeitou, ele imediatamente largou o “preciso seguir em frente.” Você acha que é justo dizer que ele desistiu muito rápido?
HH: Obviamente eu discordo. Um cara conta uma história de quando tentou [fazer um relacionamento dar certo]. Sweets diz para ele, tem que ser você. E ele o escuta. Tem que ser ele. Ele diz, sem papo furado, ou sobre trabalho, farei o que for preciso para que dê certo. E ela diz, “não” e ele acredita que ela tenha dito mesmo. E eu achei que Brennan tivesse transmitido que, de fato, disse não. Isso a machucou demais, [ela estava] ferida, mas não abdicou. E ele é um cara maduro. Se ele quer ou não manter a consciência de si mesmo como um adulto e homem, para ele ir e dizer, ok, preciso [seguir em frente] – acho que todos já passamos por isso. Acho que todos já estiveram nessa situação: quando você se torna um perseguidor? Quando você aceita que não vai dar certo?

Sem esquecer que Booth tem pré-disposição à dependência. Poderia haver o argumento de que ele tenha substituído seu vício em jogatina por seu vício em Brennan.
HH: Sim. E gosto do fato que ela tenha dito, “tenho te protegido.” Acho que ela percebe, oh, isso é verdade. Porque ele pode dar, ela não, e ele vai, talvez eu nunca consiga isso. Então para ele continuar a ter esperança parece um tanto assustador a meu ver. Mas nem todos concordaram. Muitas pessoas acham que ele deveria continuar tentando.

Ok, vamos falar sobre o episódio final. Tenho que dizer que concordo com os fãs que não entenderam muito o argumento de Booth para deixar D.C. Brennan partindo para a escavação faz total e completo sentido, porque é completamente fiel à personagem. Mas Booth voltando para o Exército, após sabermos que ele quer equilibrar seu balanço cósmico, cai contra tudo que aprendemos sobre seu caráter.
HH: Aqui está, talvez eu tivesse que ter deixado isso mais claro [no episódio], embora ele não tenha voltado para atirar nas pessoas. Ele não voltou para ser um atirador e matar pessoas. Ele voltou para treinar pessoas: como capturar insurgentes, como policiar.

É, isso não ficou bem claro no episódio.
HH: Eu sei, isso é um problema. Ele voltou para mostras às pessoas como policiar num país em que não há policiamento. Então é, eu ouvi isso, as pessoas falando, ele jamais teria feito isso, voltar a ser um atirador. Concordo. Ele nunca voltaria a ser um franco-atirador. Ele nunca faria isso outra vez.

Ok, bom saber. Você sentiu como se muita coisa tivesse sido incluída no episódio final? Entre o caso, Booth e Brennan debatendo se deveriam partir, as histórias de Daisy e Sweets, e Angela, Hodgins e Billy Gibbons, você estava tentando contar quatro histórias completas em um episódio. Você tentou espremer muita coisa num epsiódio?
HH: Não. Quero dizer, claro que é um argumento válido, mas nossa decisão é a de não sermos MAD MEN, que tem tudo se desenvolvendo inacreditavelmente devagar. Se eu tivesse 2.9 milhões de telespectadores, eu estaria fora do ar em uma semana. Então não importa o quão lindo ou fora do comum isso seja... somos um programa de TV aberta, temos que ir adiante. Somos uma série parcialmente conjunta. É um argumento completamente lógico, apenas decidimos não fazer isso.

Depois que o episódio final foi ao ar, você ficou bastante tempo no Twitter respondendo a algumas reações negativas, etc. Por que isso?
HH: [pausa] Uma coisa que descobri é que mesmo os episódios finais que foram odiados, as pessoas passam a gostar deles em retrospecto após o episódio de estreia. Especialmente o da realidade alternativa. Fui [insultado] por um número enorme se pessoas que depois o reconsideraram e gostaram. Não tenho certeza se essa é uma boa maneira de conduzir um programa. Não sei. Mas sempre penso no episódio final e no de estreia como sendo duas partes.

Sim, também tivemos essa conversa ano passado.
HH: Com certeza fracassei em deixar as pessoas felizes após o fim de uma temporada.

Não lembro das pessoas ficando aborrecidas após o final da primeira temporada...
HH: Preferiria que elas não estivessem aborrecidas.

Mas algumas pessoas estão. Em que ponto receber esse tipo de reação passa a fazer mais mal do que bem?
HH: Aqui está outra coisa que é muito difícil de lembrar: as pessoas da internet não representam os 10 milhões de fãs da série. Eles são um grupo muito pequeno, sonoro, apaixonado e fanático. Portanto, eles têm reações que não coincidem com as dos telespectadores “normais”. E infelizmente, não posso ser influenciado pelas pessoas que mais amam – e odeiam – a série. Recebemos opiniões de uma porção de pessoas de fora da internet. Temos pesquisa de mercado, pessoal do marketing, departamento dos promos. Então, preciso não ouvir o pessoal [da internet], apenas porque eles gritam mais alto.

Fonte: GMMR
Matéria: Marisa Roffman
Tradução: Amanda C.
Dica: Katiarabreu

12 comentários:

  1. O HH disse que não liga pra quem é viciado em Bones... me senti órfã agora! :(
    Brincadeira à parte, acho que foi uma entrevista esclarecedora!

    ResponderExcluir
  2. Não entendi , as pessoas tb não gostaram do final da primeira tempora??? Eu achei q foi bom....

    ResponderExcluir
  3. Vou ter que [re]ver o piloto e o 100°... eu nem percebi o que foi que o Booth falou do caso... tava focada em outras coisas - que envolviam o Booth, mas não necessariamente o que ele falava.

    ResponderExcluir
  4. Não, Jordanna. A Marisa Roffman apontou, complementando a respota anterior do Hart Hanson, que na primeira temporada, as pessoas não ficaram aborrecidas.

    ResponderExcluir
  5. Olha o HH dizer que não precisa ouvir os fãs da internet porque esses são minoria ou gritam mais é absurdo. São fãs e ele deveria estar sim atento ao que os fãs querem, pensam ou sentem em relação à série. Sabemos que tudo é uma questão de mercado, ele mesmo deixou bem claro, mas falar desse jeito é uma forma de mostrar que pouco se importa com a opinião alheia, mesmo que seja ela que dê audiência. Ridículo! O HH caiu consideravelmente no meu conceito agora.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com o HH. Se fosse eu ouvindo ou mesmo, me atentando a tds os fatos q leio na internet - já tinha ficado louca ---- oh sim, já fiquei algumas vezes! Lembro-me quando deixei o Bonespedia em Junho do ano passado por que tinha ficado exaurida da coisa toda; Lembro das minhas fanarts sendo plagiadas, isso sem comentar as duas tentativas de plágio do site inteirinho, palavra por palavra. Tem coisas que não devemos mesmo nos atentar gente.... de fato, opinião minha, ponto por HH. Ele sabe q os fãs são/dão os créditos as séries c/ tda a prompa devida.

    ResponderExcluir
  7. Ela diz q as pessoas não ficaram aborrecidas, e ele diz q preferia q não ficassem!? Acho q eles não estavam se entendendo na entrevista

    Quanto ao q ele disse sobre os fãs da internet, ele tem as razões, ele consulta vários outros meios e eu cho q se fosse vontade mesmo de juntar os dois eles teriam feito logo, e acho q apesar de não ficarem juntos a serie está na sexta, se estivesse ruim já teriam apelado pra colocar os dois juntos de qualquer jeito, pra mim eles iam estragar a serie no centésimo ep e felizmente não fizeram, achei q iam dizer q os dois já tinham tido um caso no passado ee ia perder toda a lógica da série , menos mal

    ResponderExcluir
  8. Cadê o comentário que eu fiz? vocês não aceitaram?

    ResponderExcluir
  9. Não acho que eles não se entenderam na entrevista. O entrevistador fez apenas um comentário lembrando que no final do primeiro episódio, os fãns não tinham ficado insatisfeitos. Como que dizendo que no final da quarta e quinta temporadas as reações já têm sido diferentes. Ou seja, o agrado já não é unânime. E aí o HH responde a esse comentário dizendo... é, eu preferiria que os fãns não estivessem descontentes, ou seja, bom seria ter ao final de cada temporada a mesma unanimidade em satisfação dos telespectadores alcançada ao final da primeira temporada.

    Mas isso, agora sou eu avaliando, é uma reação natural. Com o passar dos anos e o desenvolvimento da série e dos personagens, é natural que cada telespectador crie subjetivamente espectativas quanto aos acontecimentos no desenrolar da história. Coisa que ao final da primeira temporada ainda não tinha muito como acontecer. Naquele período inicial, para os telespectadores, "o que viesse era lucro", se posso assim dizer. Hoje, os telespectadores evoluíram para a categoria fãns e, portanto, tornaram-se mais exigentes e bem cientes do que gostariam de ver acontecer na série.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  10. amc815, qdo eu li a entrevista de HH e foi perguntado "Você acha que é justo dizer que ele desistiu muito rápido?" HH disse "obviamente eu discordo", foi por isso que eu interpretei que Booth não estava desistindo dela. Eu fui mais em em uma questão e não li o resto, obrigada pelo acréscimo. Veja se estou interprentando direito: acho que HH diz o seguinte: Booth não desistiu rápido de Brennan, logo em seguida HH diz: "E ela diz, “não” e ele acredita que ela tenha dito mesmo. E eu achei que Brennan tivesse transmitido que, de fato, disse não. Isso a machucou demais, [ela estava] ferida, mas não abdicou. Isso a machucou demais, [ela estava] ferida, mas não abdicou". Eu acho que Bones tenha negado por medo. E Booth acha que ela negou o seu amor. Eu ainda acho que HH e os produtores estão indo pelo rumo certo. Brennan está começando a "sair" da casca que criou em volta de si. A HB, creio eu, será o estopim. Pode ser que esta temporada os dois se aproximem muito mais do que antes, ou seja, o Booth saberá, em algum momento, que a Brennan o ama de verdade, porém, não tinha coragem de assumir os sentimentos dela. O que você acha disso. Estou indo para o rumo certo?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo 18 de setembro de 2010 10:16

    A reporter diz q não lembra dos fãs terem ficado aborrecidos no fim da primira temp. (ou seja, ficaram satisfeitos) na opinião da reporter
    Aí eles siz q preferiris q não ficassem aborrecidos (dizendo q ficaram aborrecidos) entendeu? incoerente. Mas deve ser só um erro de interpretação ou um pergunta uma coisa e ele responde outra...

    ResponderExcluir
  12. Essa questão do Booth e seu "equilibrio cósmico" de prender bandidos como forma de compensar as vidar q tirou como atirador, ficou meio estranho ele voltar para o exército... Talvez por isso aquela cena dela perguntando se foi perigoso e ele dizendo q só coordenava...

    Eu sou uma q acho q ele meio q desitiu rápido sim, porém fizeram um alarde quando apareceu aquela biologa , q não deu em nada... E justamnte ele começa a seguir em frente longe dela... como diz em outra entrevista, a presença dela muda a situação.
    Quando o Gordon na quarta temp disse q um dos dois tinha plena consciencia de seus sentimentos, mas q lutava contra isso ache q era o Booth mas penso agora q é ela, pq se ele se deu conta q gostava pelo sonho ele tentou, ela q afastou ele.

    ResponderExcluir

Olá, seja muito bem vindo!

Gostaria de pedir um favor a você que esta comentando no Bonespedia, NÃO POSTE PALAVRÕES, NÃO FAÇA PROPAGANDAS E NÃO POSTE LINKS, por favor. Caso contrário seu comentário, infelizmente, será recusado.

[COMENTÁRIO SOMENTE LOGANDO COM UMA DAS OPÇÕES ABAIXO]